Warning: openssl_encrypt(): IV passed is 64 bytes long which is longer than the 16 expected by selected cipher, truncating in /var/www/html/floresdoaterrodoflamengo.com.br/web/wp-content/plugins/post-views-counter/includes/class-counter.php on line 795

Warning: strtr() expects at least 2 parameters, 1 given in /var/www/html/floresdoaterrodoflamengo.com.br/web/wp-content/plugins/post-views-counter/includes/class-counter.php on line 795
Falando de Flores – Calendário Floral

Falando de Flores

Primeiro Editorial: 

Falar de Flores

Carlos Feu       

Em 1968, a canção de Vandré denominada “Pra não dizer que não falei de Flores” foi enorme sucesso junto ao público no Festival Internacional da Canção. Era uma canção provocativa que criticava o regime militar, então vigente, e também os oposicionistas que acreditavam em “flores vencendo o canhão” e dizia a eles que “esperar não é saber”.

Nesses tempos bicudos de 2021, é um reconforto poder falar de um assunto, pelo menos para os leigos como eu, não está sujeito a maiores controvérsias. Acredito, no entanto, na necessidade de agir no sentido de mudar o que está profundamente errado em nosso País; apenas acho que não podemos parar de viver e amar se quisermos conservar nossa serenidade e juízo. Voltando ao festival, não era minha opinião na época, mas não devemos nos negar a escutar “o cantar de uma sabiá”, que ganhou o festival.

O objetivo dessa “saite” é mostrar as flores do Aterro do Flamengo e do Cerrado, seja no sentido no sentido literal, seja no figurado, incluindo outras coisas interessantes que no Bairro do Flamengo e em Brasília podemos encontrar e desfrutar.

Flores do Aterro do Flamengo

Quando comprei um apartamento no Flamengo, ainda um pouco pesaroso de perder os jardins do Condomínio Pedra de Itaúna na Barra, onde morava, escutei de minha amiga Frida Eidelman, antiga moradora desse bairro, que eu estava comprando um apartamento e ganhando de bônus o Aterro. Achei que era bairrismo.

Praticamente não pude aproveitar tê-la como vizinha, já que faleceu poucos meses depois. Hoje compreendo o que ela queria dizer. Ao escrever aqui sobre o Aterro do Flamengo, descubro que ele é o único grande espaço, desse conturbado Rio de Janeiro,  sobre o qual  só consigo falar bem; que Deus e os cariocas o preservem.

O Aterro, como é chamado nas vizinhanças, inscreve-se na paisagem monumental da margem esquerda da entrada da Baía da Guanabara. Como a palavra “aterro” faz lembrar, é uma contribuição humana à paisagem que não desmerece o conjunto dessa cidade que, apesar de tudo, continua Ma-ra-vi-lho-sa.

Flores do Cerrado

Com a divisão de meu tempo entre Rio e Brasília, resolvi incluir aqui também as Flores do Cerrado, uma paisagem aparentemente inóspita, mas cheia de incrível vida, mesmo em seus períodos mais secos.

P.S.: Antes que me esqueça, venham nos visitar, os portais estão abertos! 
Pela quantidade de latitudes que contamos no nosso Brasil, temos, em verdade, muitos calendários florais como já sabem os apicultores. Estamos abertos a colaborações para montarmos esses muitos calendários, isso pode ser feito graças aos recursos da internet.

Fim de Ano, 
Feliz 2022, ano do bicentenário do Brasil

Caras e Caros,

Em novembro, eu e minha esposa dividimos nosso tempo entre Rio e Brasília e tive a oportunidade de colher fotos no Aterro do Flamengo e no cerrado e ruas de Brasília. São duas realidades distintas que nos apresenta a Natureza. Estes passeios coincidiram um pouco com a sensação, ainda reprimida, da recuperação da liberdade de ir e vir depois das restrições da pandemia.

Nosso projeto de Calendário Floral avançou atingindo os 4/12 na parte do Cerrado. A ideia desse Calendário é romper com o estereótipo das estações do ano cuja representação (neve no inverno, flores só na primavera, praias só no verão e folhas caindo só no outono) nada têm a ver com a realidade brasileira.
O ano de 1922 marcou o início de um movimento que revolucionou as artes brasileiras que foi o Antropofagismo. A ideia desse movimento era comer a realidade europeia, como os índios fizeram com o Bispo Sardinha e, a partir de adaptação à nossa realidade, produzir pensamentos e arte que seriam nossos e, por consequência, de valor universal.

Dentro destas ideias, montamos o “saite” calendariofloral.com e
o portal no YouTube “Calendário Floral”.

Encarei isto como uma diversão que me ajudou a cumprir um programa de caminhadas que me propus e que estou apresentando aos amigos.

Desejo, para o ano 2022, que nosso País reencontre um caminho que nos una, para alcançarmos um futuro melhor. A natureza do Brasil faz parte do legado que recebemos tanto dos colonizados como dos colonizadores e dos brasileiros que nos antecederam nesses últimos duzentos anos. Em torno da brasilidade temos percorrido o caminho de constituir uma Pátria que inclua todos.  Este caminho, a meu ver, começa por conhecermos e preservarmos nossas heranças multirraciais.

Um Feliz e Proveitoso ano do bicentenário, com muita Saúde

Carlos Feu

Feliz Natal 2021

Desejamos a todos, muito especialmente aos nossos amigos, um Feliz Natal e que o ano de 2022 nos traga boas surpresas e muita razão para nossas esperanças maiores. Que o bicentenário da República nos faça olhar para frente e nos dê ânimo para continuarmos trabalhando por um futuro melhor para nosso querido e sofrido País.

Uma opinião sobre “Falando de Flores

  • janeiro 1, 2022 em 8:58 pm
    Permalink

    Parabéns pelo site! As flores mudam nossa vida!

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *